domingo, 30 de março de 2008

Primeiras impressões: Turma de Didática de Ensino Superior 2008 - ICAT/UniDF

A partir da apresentação de todos os alunos na primeira aula de Didática do Ensino Superior, destacamos alguns aspectos comuns e interessantes em relação ao perfil preliminar do grupo.

Trata-se de uma turma bem diversificada em termos de profissionais, dentre os quais destacamos: uma médica; um colega com formação em letras plenas, que já lecionou e ocupa cargo na Aeronáutica, juntamente outro colega que é aviador e instrutor de vôo, sendo ambos lotados na Assessoria Parlamentar do Congresso Nacional; outro que militar do Exército; administradores de empresa; economistas; contadores; pedagogos; servidores públicos de diversos órgãos do Executivo, Judiciário e Legislativo; a maioria da turma é constituída por advogados, uns exercem o ofício ou trabalham em áreas jurídicas.

É predominante a presença de advogados fazendo pós-graduação na área de Processo Civil, sendo em menor número os que estão matriculados no curso de Assessoria e Consultoria Legislativa.

Quanto aos advogados, esperam que a matéria didática possa dar-lhes maior ou melhoria no desempenho de suas atividades forenses, ou seja, mais desenvoltura e segurança para exercer a advocacia junto aos tribunais e seus clientes ou para fins de ministrar aulas no ensino superior.

Os pós-graduandos em Assessoria e Consultoria Legislativa almejam de igual modo maior segurança e expressividade no atendimento aos parlamentares e também lecionar.

Muitos alunos não têm ou nunca tiveram experiência como professores, por não gostar de lecionar, ou por receio, medo, nervosismo, insegurança, timidez ao se expressar, de não serem convincentes, etc. Daí o desafio de fazer a matéria Didática do Ensino Superior para transpor essas barreiras, especialmente a do “medo”, como mencionado e exemplificado por vários colegas. Redundando no famoso “deu branco”; parece que tudo irá desabar sobre suas cabeças e assim não conseguem alcançar as suas metas; uns tremem os lábios e mãos; outros gaguejam, a voz tende a falhar, pela secura da garganta, etc. Expressando certamente neste início de curso o nervosismo, insegurança e timidez.

Porém, há na sala de aula alguns alunos que têm bastante experiência no que diz respeito à disciplina didática. São profissionais que em suas tarefas do dia-a-dia estão sempre em contato com o público e com ele se identifica. Seja ministrando aulas, passando orientações ou instruções, ou simplesmente por serem pessoas descontraídas, extrovertidas, etc. Estes discorrem de modo geral, com segurança sobre suas experiências com o ensino, de fatos marcantes ou frustrantes no período que lecionaram ou tiveram contato com um número maior de pessoas. A maioria deste grupo trouxe à turma uma contribuição positiva, com exemplos claros ou utilizando frases incentivadoras e encorajadoras para aqueles que têm receio de fazer cursar a disciplina.

Destarte, todos os colegas da turma buscam na Didática do Ensino Superior algo a ser acrescentado à vida acadêmica ou profissional. Conseqüentemente um resultado positivo e proveitoso ao final do curso.

Nenhum comentário: