domingo, 30 de março de 2008

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica

O texto elaborado por Maria João Gomes- Universidade de Minho- Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, detalha o tema Blog, destacando: a explosão dos blogs; conceito, origem e principais funcionalidades; possíveis utilizações pedagógicas dos blogs.

O aspecto mais importante que a autora mostra no decorrer do texto em tela, leva-se em conta o seu fim pedagógico. Denomina blogs educativos ou edublogs. Tanto para o desenvolvimento do ensino quanto para o alcance da aprendizagem.

É rico em minúcias quando insere desde o que seria em síntese um blog, isto é, por quem foi inventado e desenvolvido. Merecendo relevo principal, a sua finalidade como meio de apoio pedagógico nos dias de hoje, não como um instrumento passageiro, mas realmente como um “novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino e de aprendizagem”.

O blog educativo é, portanto, uma ferramenta abrangente, que contribui substancialmente para a prática de intervenção pedagógica, como domínio de estudo e de investigação. Criado gratuitamente, desenvolvido, mantido e utilizado por muita gente. Este se expande mundo afora a partir dos conteúdos postados, visitados e comentados. Serve como auxílio ao internauta ou blogger que busca nele determinados temas, pesquisas e assistência ao aprendizado, a ele disponibilizados. É uma via de grande alcance de comunicação na Web, que vai além de um simples recurso de publicação pela internet.

Nenhum comentário: