sexta-feira, 18 de abril de 2008

Expectativas e seu alcance na Didática do Ensino Superior

A expectativa inicial do curso de Didática do Ensino Superior, certamente foi uma incógnita para muita gente da turma. No entanto, recebemos conteúdos básicos e específicos para entendermos a disciplina, que de uma forma muito clara e tranqüila foi sendo absorvida por todos. Prova maior disto, foi o envolvimento dos colegas na sala ao desenvolverem algumas tarefas conjuntas. A forma como isso ocorreu foi marcante, merecendo destaque, as participações dos colegas durante as apresentações dos últimos trabalhos em grupo. Temas interessantes, comprovando e selando com aplausos aquele tímido perfil inicial do primeiro dia de aula, quando muitos mal conseguiam expressar alguns dados pessoais por medo, receio, timidez e outros sentimentos. A superação por meio da interação dos grupos e dos alunos, em virtude dos conteúdos ministrados à turma; a forma como estes foram gradativamente sendo adquiridos; compartilhados; favoreceram e deram um resultado brilhante, em especial, para aqueles que temiam fazer a disciplina, como dito na aula inaugural. O desafio foi lançado naquela noite, hoje uma vitória plausível. Enfim, todos os seis grupos que se apresentaram fizeram a sua parte. Escolheram assuntos diversos, estudaram com afinco os temas e transmitiram cada um ao seu modo as suas mensagens, trazendo à turma verdadeiras lições e aulas muito bem estruturadas; abordando as matérias selecionadas com clareza; colocando em prática a teoria aprendida no decorrer do curso. Afinal, todos aprenderam uns com os outros. Percebemos isto na apresentação de cada componente dos seis grupos. Uns certamente tinham maior facilidade de expressão, mas não obstante nos surpreendemos com o dinamismo, desenvoltura da maioria dos alunos quando deram as suas aulas.

Nenhum comentário: